História do Grupo Scheilla

José Flaviano Machado (Zeca), por largos anos, colaborou nos comentários evangélicos das reuniões públicas do Centro Espírita Luiz Gonzaga, onde se responsabilizava também pela tarefa do passe magnético aos necessitados. A maioria dos irmãos de Zeca desde muito cedo tornaram-se espíritas em Pedro Leopoldo e em Belo Horizonte, sendo que Zeca, nascido em 1897, já havia se convertido à Doutrina Espírita bem antes do surgimento da mediunidade de Chico Xavier (1927).

Zeca inicia reuniões de assistência espiritual às quintas-feiras em seu escritório no casarão da Cia. Industrial em Pedro Leopoldo, onde o espírito Scheilla já se manifestava através de sua filha Eliana Machado.

Em 29 de Julho 1954, o Grupo Meimei Inaugura sua nova sede e Chico Xavier orienta Zeca Machado a fundar o Grupo Espírita Scheilla, para o trabalho da desobsessão, utilizando a nova sede do Meimei às terças-feiras. O Grupo Scheilla iniciou suas atividades em 03 de agosto de 1954. Mesmo hoje com sede própria, as reuniões continuam.